quinta-feira, 2 de julho de 2009

Kaká é brasileiro?

O Brasil é o país do futebol e do samba, muito em função da malandragem - ligada tanto à tal estilo musical quanto ao esporte mais popular do mundo - caracterísitica típica do brasileiro, principalmente aos olhos dos extrangeiros.

O samba e o futebol possuem a ginga, movimentos rápidos que requisitam habilidade. O Brasil possui grandes sambistas e os melhores jogadores de futebol do mundo.

Mas algo estranho acontecesse. Kaká, nosso melhor jogador atualmente, não possui tal ginga e malandragem, muito menos aquele estereótipo caricato do jogador brasileiro.

Kaká é evangélico, e não é daqueles que exibem "Jesus eu te amo" na camisa com falsidade. Ele põe na camisa e segue os preceitos de sua religião. Ele casou virgem e, apesar do grande assédio feminino, não vadia por ai como nossos craques sempre fizeram. Sem contar que ele veio de Brasília, sem tradição nenhuma no futebol, e de uma família que não vivia na pobreza.

Sua história não é a mesma dos nossos craques: "infância pobre, dificuldades para ir aos treinos, futebol como alternativa." Kaká não correu o risco de virar bandido. como todos os nossos craques ele nasceu pro futebol, mas teria outras alternativas na vida.

Além dos fatores extra campo, o futebol objetivo de Kaká se assemelha mais ao estilo Europeu. Kaká joga para o time, prefere o passe ao drible, a finalização à firula, ele chama a responsabilidade pra si e divide as glórias com o time.

Na música de Bezerra da Silva Kaká seria o mané. Nas palavras de Galvão Bueno ele é um "bom menino". Nas minhas ele é o cara.

Um comentário:

  1. 100 % apoiado... Admiro muito esse cara... Não é nada facil ser firme em suas decisões diante de uma avalanche social que diz o contrario.

    ResponderExcluir